JOGO FALADO, F.C.Porto - Chelsea, Champions League J-5, no blog Varanda-do-Dragão.
Segunda-feira, 5 de Outubro de 2009

7º jornada - Ponto de Situação


 

Para introduzir esta análise vou estabelecer uma pequena comparação numérica: Nesta mesma altura na época passada tínhamos 11 pontos, esta época temos 16. A equipa pontua mais e já está muito mais concisa e organizada nesta fase do que no ano passado e só nos falta jogar com o Benfica porque Braga e Sporting já jogamos. Ou seja de um modo geral, esta época recuperamos muito melhor das baixas sofridas na pré-época e assim junta-se o útil ao agradável (os cofres cheios aos bons resultados). Agora relativamente ao jogo em si, primamos pela finalização, criatividade e garra. Ainda falta assentar mecanismos, já que ainda se falham muitos passes e ainda não atingimos um nível de regularidade durante TODO o jogo satisfatório mas é evidente que há um trabalho intenso no sentido de resolver esta situação.

 

Para mim penso que apresentamos neste momento a melhor defesa do Campeonato com dois laterais com boa vocação defensiva e ofensiva e dois centrais que são do melhor que há neste mundo. Se insistirem em comparações peguemos pelo eterno rival Benfica. A nível de laterais em momento algum o César Peixoto ou o Shaffer são melhores que o Álvaro Pereira, um jogador que defende muito bem (melhor que o Cissohko) e a atacar lembra o Bosingwa. Na direita Fucile é um obreiro, um guerreiro, quando se pensa que nada mais pode vir dali ele renova a confiança nele com grandes exibições com um fulgor incrível. Muito, muito difícil de bater (É aqui que faz corar o Maxi Pereira) e a atacar lembra um extremo, Já merecia a titularidade na selecção. A nível de centrais penso que não é necessário dizer muito. David Luiz, Luisão, Sidnei etc, são elevados a Semi Deuses porém se compararmos com os nosso centrais penso que não é preciso dizer muito. Todos os centrais referidos são imperiais nas alturas, porém na hora de finalizar nenhum são tão fortes quando o Rolando e o Bruno Alves. A comandar a defesa ninguém chega ao Bruno Alves e quando se procura o defesa perfeito só me lembro do Rolando. É incrível como um Central consegue dominar toda a área à sua volta, limpar todas as bolas possíveis e imagináveis de uma forma tão imaculado sem provocar faltas. Por este andar será um Ricardo Carvalho.

 

No meio campo Fernando como já se sabe é um relógio suíço, porem tenho notado algum excesso de confiança, nada que o Professor não possa resolver. O Raul está a melhor de dia para dia mas ainda não é o mesmo Raul que fazia par com o nosso El Capitain. Já Bellushi parece querer assumir a batuta destemidamente, trazendo à equipa o que faltava há muito, criatividade, magia e imprevisibilidade. Um visionário em campo que joga de cabeça erguida e age ao mesmo tempo que pensa. Com uma melhor assimilação dos princípios será um jogador temível.

 

Passando ao ataque, Mariano está em grande quebra de forma precisa de tempo para pensar é um jogador útil sem dúvida porém nota-se que algo não está bem, não é o mesmo do fim da época passada. Hulk está no bom caminho. Atravessa um importante momento de crescimento. Lentamente está a perder individualismo e a gula que lhe era característica, porém que ainda não desligou o complicómetro. Na hora de finalizar faz muitas cerimónias como naquela perdida na primeira parte. De resto muito generoso, e tentar funcionar como mais uma peça da máquina e não como A máquina em si. Falcao já é uma das melhores contratações da época sem qualquer dúvida. Sentido posicional como pouco se vê. Lutador como poucos e implacável frente à baliza. Um 9 à antiga. Se manter a regularidade fará história. Pouco mais se pode dizer deste jogador a quem não há defeitos a apontar.

 

Para terminar esta análise queria deixar três notas:

 

1 - Uma para o excelente banco que apresentamos este ano, com hipóteses goleadoras como o Farias. Com jogadores como o Guarin que tem demonstrado a capacidade de equilibrar a equipa nos momentos mais difíceis para além de opções defensivas muito fortes (que não brilham mais apenas por lutarem por um lugar contra dois dos melhores centrais mundiais). No geral além de um 11 forte temos banco para mudar o rumo da história de um jogo.

 

2 - Lesões. Note-se que passamos por esta fase crítica da época com um elemento da equipa a funcionar como elemento a menos. O Mariano. A sua participação no onze tem sido inevitável graças ás lesões de Rodriguez e Varela. Quando estes recuperarem penso que o nosso fuebol ainda ganhará mais espectacularidade para além de que ainda ficamos com mais um brilhante opção no banco (Varela). Notável!

 

3 - Juventude. Quando olho para o plantel do Porto reparo numa única falha. Falta um 5º extremo a meu ver (nesta altura tem se notado bem a sua necessidade). Porque não resgatar o Ukra? Jogador fantástico, uma grande exibição com grande fulgor e muito talento. Com o devido apoio pode tornar-se num grande extremo. Além do mais Rabiola demonstrou ainda muito potencial conseguindo até deixar o Bruno aos papéis e em virtude de uma possivel saida do Farias seria uma boa opção. 

 

Antes de por um ponto final a esta análise do momento que a nossa equipa vive deixo aqui uma sugestão/desafio que não é mais do que uma brincadeira mas que é algo para todos reflectirmos e do qual espero o vosso feedback:

 

FCPorto 2010/2011

GR: Helton, Beto e Ventura

DD: Fucile e Sapunaru

DE: Álvaro Pereira e Miguel Lopes (sim o Jesualdo tem no treinado nesta posição também)

DC: Bruno Alves, Rolando, Nuno André e Maicon

MD: Fernando e Pelé ou Pedriguer MC: Raul Meireles, Bellushi, Guarin e Castro (Tomas Costa ou Valeri penso que para já ainda não justificaram um lugar aqui porém admito mudar de opinião)

AE: C. Rodriguez, Varela e Diogo Viana (ou Helder Barbosa)

AD: Hulk e Ukra (Mariano?)

AC: Falcão, Orlando Sá e Rabiola.  

 

14/15 Jogadores portugueses entre um Universo de 25 jogadores. Um plantel que conta com a saída de Farias, Nuno e talvez de Tomas Costa, Pedriguer, Mariano e Valeri (por empréstimo ou não). Uma nacionalização da equipa, apostando ainda na juventude e na formação. Aqui não há compras logo também não há grande vendas.

Saudações desportistas!

 

Marcador:
publicado por chamazul às 14:47
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De Gaspar a 5 de Outubro de 2009 às 15:31
Relativamente ao jogo de ontem,
Foi um jogo interessante.
Entrámos bem em campo, e marcámos cedo e continuámos a assustar.
Gostei.
Falcao, espectacular mesmo.
Hulk e Belluschi também estiveram muito bem mesmo.

Gaspar
De ninja a 5 de Outubro de 2009 às 16:56
Excelente jogo em Olhão com Falcao e Belluschi em grande. Estamos a subir claramente de forma e acredito que teremos grandes sucessos.

Quanto ao que dizes do plantel 10/11 concordo em quase tudo mas aina muito coisa pode mudar. Valeri por exemplo é grande jogador mas a jogar 5 minutos por jogo é difícil. Quanto ao resto Ukra e Castro são jogadores d grande futuro.

Abraços
De Dragaopentacampeao a 5 de Outubro de 2009 às 17:27
Parece-me prematuro este tipo de análises uma vez que ainda temos muito caminho a percorrer.

Até à meta final, certamente muita coisa pode alterar.

Alguns jogadores que não têm jogado muito, ou mesmo não tenham jogado, poderão a todo o momento emergir.

Quando se começar a disputar a Taça da Liga teremos ensejo de fazer comparações, pois é nessa competição que Jesualdo dará oportunidades.

Até lá quaisquer análises pecarão por falta de visionamento em campo de alguns elementos.

Um abraço
De dragão Vila Pouca a 5 de Outubro de 2009 às 20:57
Tirando os altos e baixos, mais baixos que altos e que nos fazem sofrer - pelo menos a mim dão-me cabo dos nervos -, sem necessidade, também acho que estamos melhor que na mesma altura da época passada. Mas vai ter que ser porque este ano vai valer tudo para levar o Benfica ao título e só um Porto forte e a não dar abébias, pode ser Penta.

Ainda é muito cedo para estar a falar da próxima temporada.

Um abraço

Comentar post

.Novembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
20
22
23
24
26
27
28
30

.links

.posts recentes

. Encerrado...

. Em clara melhoria...

. O Futebol Português é ass...

. É agora ou nunca...

. Com a Equipa e JESUALDO, ...

. Um verdadeiro Dragão nunc...

. Garantir uma vitória com ...

. Qualidade garantida...

. Em busca do primeiro luga...

. Oitavos á vista!!!

. Nunca se esqueçam de quem...

. Desempenho da equipa...( ...

. O caso estranho das Golea...

. A Mediocridade reina no D...

. Lição nº 150, VENCER...

. Jogo fácil, tornado dific...

. Sem Belluschi e Varela qu...

. Dupla vitória...

. A mesma Receita para o me...

. Mais um triunfo para F.C....

. Um passo em frente na Taç...

. Aquela máquina chamada......

. Setembro em análise...

. Andebol de volta ás vitór...

. Desempenho da equipa...( ...

. 3 golos que poderiam ser ...

. 7º jornada - Ponto de Sit...

. Olé...

. Depois do Sporting, que v...

. Desempenho da equipa...(J...

. Hoquei começa em Festa, A...

. Falcão, Golo, Hulk e pouc...

. Quem vai pagar a Factura?...

. As Video-Memórias do noss...

. F.C.Porto Vitalis sofre a...

. Desempenho da equipa...( ...

. "Somos uma equipa guerrei...

. Duelo de Lideres...

. Chelsea 1-0 F.C.Porto...

. Clássico ganho á primeira...

.arquivos

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Abril 2008

Em destaque no SAPO Blogs
pub