Concluída a fase regular do Nacional da I Divisão, uma ideia prevalece na análise às prestações das 14 equipas que integram o principal campeonato do hóquei em patins português: uma vez mais, o F.C. Porto domina em absoluto a competição e parte para o play-off com evidente favoritismo perante os rivais na luta pelo título.
Bastariam alguns dados para atestar a superioridade azul e branca no campeonato, expressa desde logo no primeiro lugar isolado na classificação, com sete pontos de vantagem sobre o segundo colocado, nas 20 vitórias, quatro empates e duas derrotas como registo das 26 jornadas disputadas, bem como no comando da lista de melhores marcadores, graças aos 32 golos apontados por Reinaldo Ventura.
De resto, a formação orientada por Franklim Pais termina a primeira fase da prova na condição de equipa com mais vitórias (20), com mais golos marcados (143), com melhor diferença de golos (88), com melhor média de golos por jogo (2,6), com melhor média de pontos por jogo (2,46) e com menor percentagem de pontos perdidos (18 por cento).
Ainda assim, o trajecto portista rumo à renovação do título ultrapassou momentos delicados, desde logo devido às ausências forçadas de Reinaldo Ventura e Pedro Moreira, logo no arranque da época, tal como de Ricardo Figueira e novamente de Pedro Moreira, mais recentemente, que estiveram afastados da competição durante largos períodos em função das respectivas lesões.
Aliada à tradicional força do colectivo azul e branco, a resposta dos Dragões aos contratempos surgiu, no entanto, por intermédio de dois jovens jogadores que se integraram em pleno no plantel Heptacampeão, contribuindo com trabalho consistente para a manutenção do estatuto único do F.C. Porto na modalidade. Mérito, portanto, também para Diogo Fernandes e Ângelo Miguel, herdeiros de pleno direito da vocação ganhadora dos Dragões.
Apurados na liderança para o play-off decisivo na corrida pelo título, os Heptacampeões preparam já o duelo com a equipa do Porto Santo, SAD, cujo oitavo lugar no campeonato carimbou a qualificação para esta fase da prova. O primeiro jogo da eliminatória, que se decide à melhor de três partidas, está agendado para 18 de Março e terá lugar no pavilhão Municipal de Fânzeres. O segundo encontro disputar-se-á a 21 de Março, na ilha de Porto Santo.
. Petições!!
. Especial Varanda-do-Dragao!
. Ele é...
. Formação
. O Mundo Portista
. FcpLink
. Porta19
. Odragao
. Portogal
. O Futebol Português é ass...
. Com a Equipa e JESUALDO, ...
. Um verdadeiro Dragão nunc...
. Garantir uma vitória com ...
. Em busca do primeiro luga...
. Nunca se esqueçam de quem...
. Desempenho da equipa...( ...
. O caso estranho das Golea...
. A Mediocridade reina no D...
. Jogo fácil, tornado dific...
. Sem Belluschi e Varela qu...
. A mesma Receita para o me...
. Mais um triunfo para F.C....
. Um passo em frente na Taç...
. Aquela máquina chamada......
. Andebol de volta ás vitór...
. Desempenho da equipa...( ...
. 3 golos que poderiam ser ...
. 7º jornada - Ponto de Sit...
. Olé...
. Depois do Sporting, que v...
. Desempenho da equipa...(J...
. Hoquei começa em Festa, A...
. Falcão, Golo, Hulk e pouc...
. Quem vai pagar a Factura?...
. As Video-Memórias do noss...
. F.C.Porto Vitalis sofre a...
. Desempenho da equipa...( ...
. "Somos uma equipa guerrei...
. Clássico ganho á primeira...