JOGO FALADO, F.C.Porto - Chelsea, Champions League J-5, no blog Varanda-do-Dragão.
Quarta-feira, 30 de Setembro de 2009

Depois do Sporting, que venham os Espanhois...

O F.C.Porto vai enfrentar o Atlético de Madrid para a 2º Jornada da Champions League, num jogo que é bastante importante depois da derrota em Inglaterra.

Esta semana, para a Champions League o Varanda-do-Dragão teve o privilégio de entrevista o "Ninja" do blog Guardião da Invicta.


Entrevista:

Varanda-do-Dragão: Olá, primeiramente fala-nos um pouco do teu Blog...

O Guardião da Invicta começou por ser de um amigo meu, que criou o blog. Posteriormente fui convidado por esse amigo para ser o novo dono desse pequeno espaço da blogsfera portista. Não hesitei em aceitar o convite, primeiro porque era uma honra para mim passar a debitar o meu amor pelo FCPorto num espaço que aprendi a apreciar enquanto mero visitante, depois podia a partir desse momento dar o meu pequeno contributo para a defesa do clube que sempre amei, fazendo jus ao nome do blog. Por isso, o Guardião da Invicta é um blog em que se pode encontrar a opinião de um sócio portista e que faz o máximo para honrar o clube que representa. Tem sido até ao momento um orgulho poder fazê-lo, sobretudo por já tive o privilégio de ter no Guardião da Invicta pessoas como o Ace dos Mind da Gap e a Dr.ª Filomena Pinto da Costa.

Vdd: O assunto do dia é Champions League, onde pode chegar esta equipa do F.C.Porto?

Esta equipa do FCPorto pode, no mínimo, chegar onde chegou o ano transacto. É um exercício difícil neste momento dizer que temos equipa para chegar aos 8 melhor da Europa, porque ainda estamos num momento de forma longínqua daquela que nos proporcionou atingir essa fase na temporada passada, mas temos neste momento jogadores como o Meireles, Belluschi, Rodriguez ou o Hulk que por uma razão ou outra ainda estão longe do nível que podem e devem produzir. Quando estes jogadores estiverem a render aquilo que se espera (não tenho dúvidas que isso irá acontecer) podemos sonhar novamente com voos altos na Europa.

Vdd: Este grupo é mais difícil ou mais fácil, comparando ao ano anterior?

É mais difícil. O Chelsea é uma equipa superior ao Arsenal que jogou contra nós no ano anterior. Depois temos um Atlético de Madrid que joga na principal Liga do Mundo e que tem grandes jogadores na frente de ataque. O APOEL surge como uma incógnita, mas certamente os jogos contra eles serão fundamentais para o apuramento.

Vdd: As ausências de Rodriguez, Varela e Fernando poderão fazer diferença no resultado final?

Podem sem dúvida fazer. Fernando é um jogador basilar e fundamental na equipa. Assume um papel que mais nenhum outro jogador consegue fazer com distinção semelhante como ele. O Rodriguez e o Varela fazem imensa falta sobretudo porque Mariano atravessa uma momento de forma menos bom e porque seria e será fundamental aproveitar as fragilidades pelas alas que a defesa do Atlético possui.

Vdd: Como pensas que Jesualdo irá resolver a questão de faltar Fernando, na tua opinião quem jogaria nessa posição?

Jesualdo irá jogar com o jogador que mais habituado está nessa posição, porque a opção será apenas para este jogo. Por isso, acredito que jogará o Meireles nessa posição e com o Guarín a jogar ao lado do Belluschi.

Vdd: Hulk esteve bastante bem no jogo frente ao Sporting, na tua opinião Hulk conseguirá fazer igual ou melhor neste jogo, frente ao Atlético de Madrid?

Acredito que Hulk estará numa curva ascendente de rendimento e que os maus desempenhos e alguma falta de concentração já não se irão repetir. Por isso, confio que o nosso incrível jogará num nível semelhante ao do Sporting. Os jogos da Champions League são diferentes do Campeonato e trazem inerentes a eles uma motivação diferente. Até por isso acredito que Hulk será o jogador que pode resolver o jogo a nosso favor.

Vdd: Qual é na tua opinião o ponto mais forte e mais fraco desta equipa do Atlético de Madrid?

O ponto mais forte é sem dúvida o ataque. Forlán, Aguero e Simão podem dar muitos problemas a qualquer defesa. Sem Fernando a fazer a ligação entre a defesa e o meio campo será fundamental ter imenso cuidado com os dois avançados que podem criar imensos problemas ao FCPorto. O ponto fraco são as laterais defensivas. Dão imenso espaço aos adversários e jogadores como o Hulk ou o Mariano podem e devem aproveitar a lentidão dessa zona defensiva do Atlético de Madrid. Será neste aproveitamento que pode estar a chave para este jogo.

Vdd: Qual é na tua opinião o ponto mais forte e mais fraco da equipa do F.C.Porto?

Pontos fortes inequivocamente são, para este jogo, o apoio do público, a confiança que temos depois da vitória ao Sporting e o momento de forma de Falcão. Pontos fracos são a fragilidade que podemos apresentar no espaço que Fernando costuma ocupar. Se pensarmos em Meireles, Guarín ou Tomás Costa para essa posição certamente que não teremos a mesma eficácia nessa zona. Outro ponto fraco são as alas ofensivas. Neste momento só temos Hulk para explorar essa zona.

Vdd: Falando do jogo F.C.Porto - Atlético de Madrid para a 2º Jornada da Champions League, como pensas que vai ser o jogo?

Vai ser um jogo equilibrado. É errado pensar que será um jogo fácil, pois a aparente fragilidade do Atlético de Madrid pode ser só isso: aparente. Temos de estar concentrados e aproveitar a pressão com que certamente a equipa espanhola jogará. Os jogadores têm de se mentalizar que uma vitória pode ser mais de 50% do apuramento garantido. E, fazendo um reparo aos adeptos que como eu estarão nas bancadas do Estádio do Dragão, por favor não assobiem a equipa. Metam o apito nos bolsos e empurrem a equipa para a vitória. Certamente que se assim for estaremos mais perto de a conseguir. Custa ver adeptos portistas não perceberem que assobiar não ajuda em nada!!

Vdd: Para finalizar gostava que deixasses algumas palavras aos Portistas que por aqui passam e que fales um pouco sobre estes 116 anos do nosso F.C.Porto?

Aos portistas que passem por aqui queria apenas dizer para continuarem a fazê-lo, porque este espaço da blogsfera portista merece sem dúvida nenhuma que o visitem. Só unidos, a defendermos o FCPorto como ele merece e a apoiarmos os que representam a nossa camisola poderemos lutar e, no fim, ganhar as batalhas que diariamente teremos que travar. Ser de um clube que tem uma história como o FCPorto, que lutou contra o poder centralizado em Lisboa, que batalhou contra tudo e contra todos para ser o que hoje em dia é, enche-me de orgulho. Saber que já vivi e me emocionei com grande feitos e conquistas da nossa equipa, desde Sevilha, Gelsenkirchen e Tóquio faz com que tenha uma enorme satisfação por ter tido esse privilégio. Somos o clube português com mais conquistas internacionais e o único clube português pentacampeão. Temos uma mística própria e um passado que nos orgulha e que nos fez e tornou praticamente invictos.

Um abraço a todos.


Declarações:

Jesualdo Ferreira: Os espanhóis, que foram eliminados pelos Dragões da edição anterior da Champions League, nos oitavos-de-final, são vistos por Jesualdo Ferreira como um emblema «histórico» do país vizinho. «Passar a ideia de que o FC Porto vai defrontar uma equipa que tem fragilidades é construir um ambiente que não queremos. É uma grande equipa, de um grande campeonato, que não pode ser vista como um conjunto que aqui e ali pode ter dificuldades. Às vezes, a maneira como se trata o assunto antes dos jogos pode criar falsas expectativas, até ao nosso público», afirmou.

Convocados: Helton, Bruno Alves, Raul Meireles, Guarín, Belluschi, Valeri, Falcão, Mariano, Hulk, Fucile, Rolando, Alvaro Pereira, Maicon, Farías, Tomás Costa, Sapunaru, Beto e Dias.

Marcador:
publicado por varanda-do-dragao às 01:08
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De ninja a 30 de Setembro de 2009 às 13:57
Foi um pivilégio ter sido convidado. Obrigado.

Quanto ao jogo será muito difícil e temos que estar a um nível muito bom para vencer o Atlético.

Abraços
De dragão Vila Pouca a 30 de Setembro de 2009 às 14:19
Fundamental, digo eu. Uma vitória no jogo de logo à noite dá uma grande embalagem, para nos jogos a seguir, frente ao Apoel carimbarmos a passagem aos oitavos-de-final.

Ninguém pense em facilidades, pois uma equipa que tem Aguero, Forlan, M.Rodríguez, entre outros, nunca pode ser um adversário fácil.

Parabéns a ti e ao Ninja, pela entrevista

Um abraço

Comentar post

.F.C.Porto Directo!!

Photobucket Photobucket

.Novembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
20
22
23
24
26
27
28
30

.Quantos Dragoes

free hit counter
hit counter

.Último Encontro !

.Jogador da Semana!

Photobucket

.Questionario

Qual e melhor reforco do F.C.Porto?
Beto
Alvaro Pereira
Nuno Andre
Maicon
Miguel Lopes
Prediguer
Belluschi
Valeri
Varela
Falcao
Orlando Sa
Outro
  
pollcode.com free polls

.links

.Classificação

.posts recentes

. Encerrado...

. Em clara melhoria...

. O Futebol Português é ass...

. É agora ou nunca...

. Com a Equipa e JESUALDO, ...

. Um verdadeiro Dragão nunc...

. Garantir uma vitória com ...

. Qualidade garantida...

. Em busca do primeiro luga...

. Oitavos á vista!!!

. Nunca se esqueçam de quem...

. Desempenho da equipa...( ...

. O caso estranho das Golea...

. A Mediocridade reina no D...

. Lição nº 150, VENCER...

. Jogo fácil, tornado dific...

. Sem Belluschi e Varela qu...

. Dupla vitória...

. A mesma Receita para o me...

. Mais um triunfo para F.C....

. Um passo em frente na Taç...

. Aquela máquina chamada......

. Setembro em análise...

. Andebol de volta ás vitór...

. Desempenho da equipa...( ...

. 3 golos que poderiam ser ...

. 7º jornada - Ponto de Sit...

. Olé...

. Depois do Sporting, que v...

. Desempenho da equipa...(J...

. Hoquei começa em Festa, A...

. Falcão, Golo, Hulk e pouc...

. Quem vai pagar a Factura?...

. As Video-Memórias do noss...

. F.C.Porto Vitalis sofre a...

. Desempenho da equipa...( ...

. "Somos uma equipa guerrei...

. Duelo de Lideres...

. Chelsea 1-0 F.C.Porto...

. Clássico ganho á primeira...

.arquivos

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Abril 2008