JOGO FALADO, F.C.Porto - Chelsea, Champions League J-5, no blog Varanda-do-Dragão.
Terça-feira, 11 de Agosto de 2009

Euforias...

Preocupa-me. De facto, preocupa-me bastante ver o que tenho visto dia após dia no seio da nossa comunidade Portista.

 
A realidade é que os Portistas de ano para ano se tornam cada vez mais "arrogantes"  e "convencidos". À custa dos repetidos falhanços alheios dos últimos anos esquecemos-nos de olhar para a nossa "casa" antes começar a criticar tudo e todos. Os Portistas tem se esquecido de que futebol é futebol, quero com isto dizer que o futebol como sempre foi e será é algo imprevisível, que o diga o campeonatos Alemão.
 
Ok, talvez para alguns acabei de fazer uma declaração chocante mas antes de mais deixem-me tentar expor a minha opinião primeiro.
 
Apesar de, obviamente, não me referir à totalidade da massa adepta Portista posso afirmar que me refiro a uma significativa parte da mesma. No início da corrente época época vejo uma generalizada e extrema euforia por parte de muitos Portistas (para corroborar a minha tese basta fazer uma breve incursão pelas principais redes Portistas online) e isso não deixa de me preocupar visto que já diz o o velho ditado: "quanto mais alto é o salto maior é a queda"!
 
Resumindo, o que quero com tudo isto é fazer um apelo. Um simples apelo a todos os Portistas que já reclamam bravamente a plenos pulmões para quem os quiser ouvir o Penta campeonato e até mesmo a Champions League. Apelo a todos vós calma e serenidade e contenção. Evitem a euforia de pré-época caracteristica de outros "povos" se é que me faço entender.
Simplesmente porque nada está ganho e todos nós sabemos o que geralmente acontece quando se "deitam os foguetes antes da festa" não é?
 
É verdade que do meu ponto de vista pessoal o Porto se encontra mais forte esta época. Perdeu grandes nomes porém reforçou-se bem e possui hoje mais e melhores opções para o banco. Porém, não basta olhar para nós para dizer que somos os melhores. Simplesmente não basta quando em competição estão outras equipas que por sinal também melhoraram.
Fazendo uma breve análise aos nosso adversário directos as conclusões são rápidas de auferir.
 
Temos um Sporting uma vez mais de continuidade em que um Miguel Veloso renasce das cinzas e um Matias Fernandez chega para encher de magia um futebol que até então não a conhecia. É verdade que os resultados não tem sidos melhores até agora, mas é também verdade que o Sporting da era Paulo Bento vive de fases. Que vão de muito boas a muito más. E nunca se sabe quando essa fase pode virar e quanto tempo vai durar. O Sporting pode não entrar bem neste campeonato mas há que ter em atenção o que daqui para a frente acontecerá porque nós mesmos a época transacta demonstramos que não é preciso entrar bem para ganhar o campeonato. 
Além do mais gostava de fazer notar um pequeno pormenor. De ano para ano aponta-se o dedo ao Sporting por ser uma equipa inexperiente e muito jovem, ao que hoje digo: Será que ao fim de todas estas épocas ao comando de Bento o Sporting não terá finalmente se tornado numa equipa mais madura? Aguardo para ver...
 
Temos por outro lado um Benfica conduzido por um "Messias" e que mais uma vez refez uma equipa do (quase) nada e gastou milhões em contratações sem retorno algum. Até aqui nada de novo, porém será que devemos e podemos ignorar os sinais que chegam de Sul? Será que só eu vejo um David Luiz e um Sidnei a finalmente provar todo o valor que sempre lhes foi reconhecido? Será que só eu vejo um Ramires a jogar na selecção brasileira apesar da tenra idade e a jogar bom futebol? Será que só eu vejo um treinador (finalmente) inteligente ao ponto de colocar Cardozo na frente de ataque da equipa da Luz? Três exemplos entre muitos outros. 
Não se pode fechar os olhos a todos estes sinais até porque esta época vejo um Benfica a jogar à Porto por mais assustador que isso possa soar. Transições (muito) rápidas, uma "gana" de bola desmedida e regularidade competitiva.
 
Com tudo isto certamente posso ter caído no erro de parecer um dos muitos jornalistas sencionalistas que enchem as páginas dos diários desportivos nacionais, mas para ser sincero, falo do que tenho visto na televisão semana após semana já que tenho acompanhado atentamente a pré época dos nosso rivais para além da do nosso clube.
 
Porém, com tudo isto, não estou a dizer que somos os mais fracos, que não temos qualquer hipótese de conquistar o campeonato. Quero apenas demonstrar a todos aqueles que tal como eu partilham uma Paixão Azul e Branca que não devemos cair em euforias porque esse já foi o início do fim para os nossos rivais e nós não queremos certamente cair nesse mesmo erro. 
 
Esta época promete, promete ser uma época diferente, infelizmente mais a três porém os três estão mais próximos do que em qualquer outra época recente.
 
Que a bola comece a rolar...
 
Saudações desPortistas!
Marcador:
publicado por chamazul às 15:19

editado por varanda-do-dragao às 15:49
link do post | comentar | favorito
6 comentários:
De Jorge a 11 de Agosto de 2009 às 17:42
tens toda a razão na tua análise. é verdade que o Benfica está mais coeso e com algumas ideias interessantes e continuo a achar que o Sporting, apesar do fraco arranque europeu, ainda nos pode chatear a mona lá para o meio. quanto a nós, não creio que estejamos mais fortes, pelo menos ainda não. estamos sim com mais e melhores opções, mas ainda não formamos uma equipa consistente.
o tempo o dirá, mas creio que vai ser uma época bem complicada. mas se não fosse assim não tinha piada :)
De Gaspar a 11 de Agosto de 2009 às 18:31
Jorge e Vítor Daniel, o Benfica é sempre assim. Na pré-época parece que vai ser tudo muito bom mas depois é o que já se conhece. Podem estar a jogar melhor, mas temos futebol para eles!

Um abraço, Gaspar
http://odragaozinho.blogsspot.com
De dragão Vila Pouca a 11 de Agosto de 2009 às 22:32
Há essa corrente, mas também há uma corrente que parece assustada e que está com receio do foguetório vermelho.
Nem uma coisa nem outra. O nosso lema tem de ser sempre: não embandeirar em arco nas vitórias, por mais significativas que sejam, mas também não entrar em dep+ressão quando as coisas não correm bem.

Um abraço
De Vitor Daniel a 11 de Agosto de 2009 às 23:00
Caro amigo Gaspar, este post não pertence a mim mas ao meu novo colaborador do blog Nuno Gois, quanto ao Post, concordo em não entrarmos em euforias e como sempre, No Fim logo fazemos a festa, vamos com calma e ver o que vai dar esta época.

Um abraço.
De dragãoatento a 12 de Agosto de 2009 às 12:25
Olá!
..Será que só eu vejo um David Luiz e um Sidnei a finalmente provar todo o valor que sempre lhes foi reconhecido? Será que só eu vejo um Ramires a jogar na selecção brasileira apesar da tenra idade e a jogar bom futebol? Será que só eu vejo um treinador (finalmente) inteligente ao ponto de colocar Cardozo na frente de ataque da equipa da Luz? Três exemplos entre muitos outros.
Não se pode fechar os olhos a todos estes sinais até porque esta época vejo um Benfica a jogar à Porto por mais assustador que isso possa soar. Transições (muito) rápidas, uma "gana" de bola desmedida e regularidade competitiva.

Penso o mesmo! Por coincidência é também a minha opinião...

Um abraço

De chamazul a 12 de Agosto de 2009 às 16:28
"De Gaspar a 11 de Agosto de 2009 às 18:31
Jorge e Vítor Daniel, o Benfica é sempre assim. Na pré-época parece que vai ser tudo muito bom mas depois é o que já se conhece. Podem estar a jogar melhor, mas temos futebol para eles!

Um abraço, Gaspar
http://odragaozinho.blogsspot.com"

Porém Colega Gaspar não nos podemos esquecer que há algumas décadas atrás ninguém imaginaria que o Porto ia atingir este nível. Era irrealista na época e nada faria prever. Porém a verdade é que tal aconteceu e hoje somos um dos 10 melhores clubes do mundo a meu ver. Não devemos nunca subestimar os nossos adversários porque foi a fazer isso que os nossos adversário caíram por terra. ;)


"De dragão Vila Pouca a 11 de Agosto de 2009 às 22:32
Há essa corrente, mas também há uma corrente que parece assustada e que está com receio do foguetório vermelho.
Nem uma coisa nem outra. O nosso lema tem de ser sempre: não embandeirar em arco nas vitórias, por mais significativas que sejam, mas também não entrar em depressão quando as coisas não correm bem.

Um abraço"

Concordo a 100%. Essa outra corrente penso que será tema para outra "conversa" mas a verdade é que a acho tão incorrecta quanto está variante "eufórica" ;)

Obrigado pelos comentários de todos!
Um Abraço

Comentar post

.F.C.Porto Directo!!

Photobucket Photobucket

.Novembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
20
22
23
24
26
27
28
30

.Quantos Dragoes

free hit counter
hit counter

.Último Encontro !

.Jogador da Semana!

Photobucket

.Questionario

Qual e melhor reforco do F.C.Porto?
Beto
Alvaro Pereira
Nuno Andre
Maicon
Miguel Lopes
Prediguer
Belluschi
Valeri
Varela
Falcao
Orlando Sa
Outro
  
pollcode.com free polls

.links

.Classificação

.posts recentes

. Encerrado...

. Em clara melhoria...

. O Futebol Português é ass...

. É agora ou nunca...

. Com a Equipa e JESUALDO, ...

. Um verdadeiro Dragão nunc...

. Garantir uma vitória com ...

. Qualidade garantida...

. Em busca do primeiro luga...

. Oitavos á vista!!!

. Nunca se esqueçam de quem...

. Desempenho da equipa...( ...

. O caso estranho das Golea...

. A Mediocridade reina no D...

. Lição nº 150, VENCER...

. Jogo fácil, tornado dific...

. Sem Belluschi e Varela qu...

. Dupla vitória...

. A mesma Receita para o me...

. Mais um triunfo para F.C....

. Um passo em frente na Taç...

. Aquela máquina chamada......

. Setembro em análise...

. Andebol de volta ás vitór...

. Desempenho da equipa...( ...

. 3 golos que poderiam ser ...

. 7º jornada - Ponto de Sit...

. Olé...

. Depois do Sporting, que v...

. Desempenho da equipa...(J...

. Hoquei começa em Festa, A...

. Falcão, Golo, Hulk e pouc...

. Quem vai pagar a Factura?...

. As Video-Memórias do noss...

. F.C.Porto Vitalis sofre a...

. Desempenho da equipa...( ...

. "Somos uma equipa guerrei...

. Duelo de Lideres...

. Chelsea 1-0 F.C.Porto...

. Clássico ganho á primeira...

.arquivos

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Abril 2008