JOGO FALADO, F.C.Porto - Chelsea, Champions League J-5, no blog Varanda-do-Dragão.
Terça-feira, 4 de Agosto de 2009

Entrevista a Antero Henrique em OJOGO...

( Entrevista Parcial )

 

Este plantel está fechado ou ainda há espaço para retoques de última hora?

-Nos dias de hoje, todos os plantéis estão sempre fechados e sempre abertos

 

E no capítulo das saídas, Bruno Alves não é uma preocupação?

-Não é uma preocupação, simplesmente porque nada mudou desde a última vez que o presidente do FC Porto falou sobre o assunto, e de forma muito clara. Toda a gente sabe que existe uma cláusula e toda a gente sabe que o FC Porto pretende que o jogador continue. Também é público, porque o FC Porto tornou público, que não há qualquer proposta para a transferência do jogador.

 

Considera que a equipa está preparada para o arranque da temporada?

-Achamos que a equipa está preparada para iniciar as competições porque confiamos nos jogadores que cá estavam e acreditamos nos jogadores que chegaram. Aliás, o FC Porto é a única equipa nacional, a par do Paços de Ferreira, que pode lutar pelas quatro competições internas. Estamos em condições e apetrechados para lutar por essas quatro competições. Para já, vamos à procura de conquistar a 16ª Supertaça e queremos fazê-lo com apoio daquele que consideramos ser o nosso primeiro jogador, não o 12º. Para o FC Porto, para a estrutura, para os jogadores e para os técnicos, o nosso público é o primeiro jogador.

 

Que balanço é possível fazer à pré-temporada que está agora a terminar?

-O balanço desta pré-temporada é muito positivo, desde logo porque demos seguimento às pretensões do treinador no que diz respeito à preparação da equipa, mas também porque conseguimos projectar a nossa marca, participando na Peace Cup. Este torneio veio para a Europa por sugestão do FC Porto, feita há alguns anos, e porque considerávamos que participar num torneio deste tipo no Oriente, nesta fase da temporada, traria grandes custos para a preparação da equipa por causa das deslocações envolvidas. A sua deslocação para a Europa torna-o muito mais interessante em termos daquilo que são os objectivos dos clubes envolvidos, mas também reforça a sua importância situando no principal mercado futebolístico Mundial, um reforço perceptível no nível dos clubes envolvidos na prova deste ano.

 

Resumindo, o FC Porto termina a pré-época sem razões de queixa?

-Não é bem assim. Há algumas coisas que não entendemos. Por exemplo, tenho de manifestar estranheza pelo facto de a RTP, consecutivamente, colocar o FC Porto em terceiro lugar nos alinhamentos televisivos. Ou querem premiar a mediocridade ou então está em causa o interesse pessoal de algum responsável em particular. E esta é uma situação preocupante por se tratar da estação pública. Quando falamos de estações privadas falamos de objectivos comerciais e de políticas editoriais que são avaliadas pelo mercado, mas essa não pode ser a atitude da televisão pública, onde a isenção e a equidistância devem ser a regra. Pelos vistos não são e nós gostávamos de saber porquê.

 

Como viu a pré-temporada dos principais adversários do FC Porto?

-Acredito que este ano o campeonato vai ser muito difícil. É preciso levar em conta que o Sporting contratou dois excelentes jogadores e volta a apresentar uma grande estabilidade quer ao nível directivo, com a continuidade de Pedro Barbosa à frente do futebol, quer ao nível da equipa técnica. No ano passado ficou a apenas quatro pontos do FC Porto, revelando-se um adversário dificílimo até ao final da temporada. Acredito que este ano, sem grandes perdas no plantel e com os reforços contratados, será ainda mais forte e um concorrente de peso.

 

Um grande desafio em perspectiva para a conquista do penta, então?

-O mais difícil dos últimos anos, claramente. Mesmo dos anos a seguir àqueles em que não ganhámos.

 

Prontos para ele?

-Absolutamente preparados.

 

A começar pela Supertaça…

-A Supertaça é muito importante para o FC Porto, pelo seu valor intrínseco, por sermos o clube com mais títulos na competição, mas também se disputar numa fase crucial da temporada. Por isso mesmo, esperamos que os adeptos do FC Porto invadam Aveiro e nos acompanhem em mais esta conquista. O nosso público percebe a estratégia do clube em relação à integração dos jogadores e sabe que pode ter um papel determinante na construção e consolidação da equipa porque entende que a integração dos novos deve ser feita com o auxílio de todos. E é com a ajuda de todos que conseguimos ter equipas fortes e competitivas.

 

 

Considerando que saíram três jogadores importantes e que entraram mais de uma dezena de jogadores novos, até que ponto foi importante manter Jesualdo Ferreira como treinador?

-Foi fundamental. O FC Porto tem um treinador de conceito. O professor Jesualdo Ferreira é um dos principais elementos constituintes da marca FC Porto, como de resto acontece com toda a equipa técnica. É ele o grande coordenador e o grande líder de todo o futebol profissional. Da mesma forma, Will Coort tem responsabilidades no treino dos guarda-redes também no futebol juvenil, enquanto João Pinto coordena todas as acções em torno dos jogadores emprestados pelo FC Porto. José Gomes, para além de ser o braço direito de Jesualdo Ferreira, também participa na definição das linhas de orientação de todo o futebol de formação, a par de Luís Castro, enquanto Rui Barros mantém uma estreita ligação ao "scouting" do clube. De resto, Jesualdo Ferreira é o grande coordenador técnico e líder do futebol profissional e não profissional do clube. Pode dizer-se que a estrutura escolhe os jogadores de acordo com os conceitos dele, e o treinador aprova essa escolha segundo aquele que é o seu método de trabalho e de treino.

 

É, então, o treinador ideal para o FC Porto?

-Sem dúvida. É o treinador ideal por ser multidisciplinar e por ser 100 por cento colaborante com todas as estruturas do clube, desde a formação, até ao "scouting". Existe uma relação de complementaridade entre o FC Porto e Jesualdo Ferreira. Aliás, não é por acaso que ele se tornou no primeiro treinador português a vencer três campeonatos consecutivos. Se é verdade que o FC Porto lhe deu as condições para ele explorar todo o seu potencial, o facto é que esse potencial estava lá e ele soube aproveitar as condições proporcionadas pelo FC Porto. De resto, para além dos resultados desportivos, o sucesso desta parceria entre o FC Porto e Jesualdo Ferreira também é perceptível ao nível dos jogadores que ele formou, que ganhou para a equipa, que saíram para grandes clubes europeus e que, entretanto, ele já conseguiu substituir por outros de igual ou superior valor.

 

E esses jogadores ainda se podem definir como "jogadores à FC Porto"?

-Claro. Procuramos encontrar precisamente jogadores cujo perfil se adequa e integre a marca FC Porto. A nossa marca tem um ADN muito próprio e é com base nele que procuramos jogadores que correspondam a determinadas características desportivas, mas também mentais, sociais e comportamentais. Jogadores à FC Porto. Caso contrário será muito mais difícil construir uma equipa sólida.

 

Rejeita, então, a ideia de estar preocupado em tirar jogadores ao Benfica?

-Essa questão não existe. Não podemos é ser culpados de os jogadores nos preferirem. O mercado está aberto a todos e os jogadores escolhem o FC Porto com base em argumentos desportivos e não financeiros. Se os atletas preferem o FC Porto, se acham que aqui têm mais hipóteses de se desenvolverem, se preferem estar num patamar superior ao nível competitivo, tiramos partido disso, obviamente. O mercado e os jogadores são livres.

 

 

Marcador:
publicado por varanda-do-dragao às 16:15
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Gaspar a 4 de Agosto de 2009 às 17:34
"Rejeita, então, a ideia de estar preocupado em tirar jogadores ao Benfica?
-Essa questão não existe. Não podemos é ser culpados de os jogadores nos preferirem."
Ora aí está uma óptima resposta para todos aqueles que vêm com histórias sobre este assunto.. Óptima entrevista.
De dragão Vila Pouca a 4 de Agosto de 2009 às 19:39
Tem coisas interessantes: sobre Jesualdo, a discriminação da televisão pública, o elogio aos adeptos, mas não é ainda, a grande entrevista de fundo, que eu espero do Antero.

Um abraço

Comentar post

.F.C.Porto Directo!!

Photobucket Photobucket

.Novembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
20
22
23
24
26
27
28
30

.Quantos Dragoes

free hit counter
hit counter

.Último Encontro !

.Jogador da Semana!

Photobucket

.Questionario

Qual e melhor reforco do F.C.Porto?
Beto
Alvaro Pereira
Nuno Andre
Maicon
Miguel Lopes
Prediguer
Belluschi
Valeri
Varela
Falcao
Orlando Sa
Outro
  
pollcode.com free polls

.links

.Classificação

.posts recentes

. Encerrado...

. Em clara melhoria...

. O Futebol Português é ass...

. É agora ou nunca...

. Com a Equipa e JESUALDO, ...

. Um verdadeiro Dragão nunc...

. Garantir uma vitória com ...

. Qualidade garantida...

. Em busca do primeiro luga...

. Oitavos á vista!!!

. Nunca se esqueçam de quem...

. Desempenho da equipa...( ...

. O caso estranho das Golea...

. A Mediocridade reina no D...

. Lição nº 150, VENCER...

. Jogo fácil, tornado dific...

. Sem Belluschi e Varela qu...

. Dupla vitória...

. A mesma Receita para o me...

. Mais um triunfo para F.C....

. Um passo em frente na Taç...

. Aquela máquina chamada......

. Setembro em análise...

. Andebol de volta ás vitór...

. Desempenho da equipa...( ...

. 3 golos que poderiam ser ...

. 7º jornada - Ponto de Sit...

. Olé...

. Depois do Sporting, que v...

. Desempenho da equipa...(J...

. Hoquei começa em Festa, A...

. Falcão, Golo, Hulk e pouc...

. Quem vai pagar a Factura?...

. As Video-Memórias do noss...

. F.C.Porto Vitalis sofre a...

. Desempenho da equipa...( ...

. "Somos uma equipa guerrei...

. Duelo de Lideres...

. Chelsea 1-0 F.C.Porto...

. Clássico ganho á primeira...

.arquivos

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Abril 2008